Colonialismo e acumulação primitiva
Acumulação primitiva do capital
Descodificar a economia implica confrontar-nos com alguns conceitos da teoria económica que podem parecer, na sua formulação, algo complexo, mas que na realidade dizem respeito a fenómenos facilmente compreensíveis.
Capitalismo português e (neo)colonialismo
Nesta secção propomos dois contributos da África em Luta, uma publicação periódica editada pelo CIDAC (na altura Centro de Informação e Documentação Anti-Colonial) entre 1975 e 76, com foco na descolonização e…
Luta anti-colonial e transição económica
Anti-colonialismo e “desenvolvimento”
“Desenvolvimento”: conceito, ideia, teoria(s), estratégia(s), política(s), são muitas as aceções e concretizações desta palavra, presente no colonialismo, no período das independências dos países colonizados e no neocolonialismo, ou seja, é uma palavra omnipresente há mais de um século.
Uma conversa a partir dos Socialismos Africanos
Com António Tonga, Apolo de Carvalho, Ivânia Vera Cruz e Nael d’Almeida.
Podcast gravado graças à colaboração da SOS Racismo.
Neocolonialismo e luta anticolonial hoje
Resistência e Resiliência:
Mulheres na Luta pela Terra e Territórios contra o Neocolonialismo em África e no Caribe
A luta por terras e territórios em África e no Caribe representa uma resistência constante contra o colonialismo como sistema de dominação que progrediu, mas que não desapareceu, tendo-se transformado no neocolonialismo.
O risco dos empréstimos para o futuro de Timor-Leste
Entre 2009 e 2011 o Governo de Timor-Leste criou o quadro legal para a obtenção de empréstimos a partir de outras nações e instituições internacionais. Desde então, o La’o Hamutuk integrou o tema no seu programa de trabalho, nas áreas de…
O franco CFA: legado colonial com repercussões atuais
O franco CFA (de “Communauté Financière Africaine”: Comunidade Financeira Africana) é o nome genérico dado a duas moedas – o franco CFA Ocidental e o franco CFA Central – utilizadas em 14 países africanos. Legado do período colonial…
A Declaração de Dakar 2022
Museu das Civilizações Negras, Dakar, Senegal, Outubro 2022
Apresentamos nesta secção a versão portuguesa de uma declaração que resultou da segunda edição da Conferência Africana sobre Soberania Económica e Monetária, “Enfrentar a crise sócio-ecológica: “Desconectar” e a questão das reparações globais”, que teve lugar em Dakar (Senegal), de 25 a 28 de outubro de 2022.
O caminho para a vitória passa pela destruição da economia de colonização marroquina
O regime marroquino atravessa uma crise estrutural sem precedentes, pois nunca antes, durante o reinado de Mohamed VI, o país magrebino acumulou tantos reveses em simultâneo, que só agravam a sua situação: crise política, social e económica, seca severa, guerra no Sahara Ocidental…
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
O N.º 3 da revista Outras Economias foca-se na perpetuação das lógicas coloniais através da economia, extrativismo, condicionalidades de aberturas de mercados contra ajudas, trocas desiguais.., noutras palavras, neocolonialismo.
Nesta PROPOSTA PEDAGÓGICA decidimos dar destaque à questão da moeda e das suas funções, inspirados pelo texto dedicado ao Franco CFA. A partir do texto “O que é a moeda”, junto a esta proposta, sugerimos uma imersão experiencial no seu funcionamento, associada a uma reflexão crítica sobre os princípios e valores com os quais se relaciona.
De seguida, propomos uma outra atividade que permitirá explorar a realidade das produções de base colonial, café, cacau e algodão, sob várias facetas.
Não se esqueça: há propostas pedagógicas também nos n.º 1 e 2, que pode descobrir!
Chocolate amargo
Clicar para ver
A não perder
outubro, 2024