#2 Estado de Emergência:

justiça climática e justiça económica

Editorial

A crise climática é uma crise existencial da Humanidade. Nunca estivemos tão perto de um cenário de catástrofes em cascata que colocam em risco de colapso as bases físicas e químicas da civilização.

Ler mais

Capitalismo fóssil

O capitalismo contra o clima

Não é raro falarmos de capitalismo “fóssil”, mas o objetivo desta formulação é apenas tornar clara a origem da crise climática: a queima de combustíveis fósseis. Poderia haver quem argumentasse que, se há um capitalismo fóssil, também haveria “verde”. Essa é, no entanto, uma impossibilidade. 

Ler mais

Tudo pode mudar: Capitalismo vs. Clima de Naomi Klein

Partindo do livro de Naomi Klein, This Changes Everything: Capitalism vs. Climate (original publicado em 2014 e, em português, em 2016 pela Editorial Presença), estivemos a conversar com a Leonor Canadas.

Ler mais

Andreas Malm e o livro "Fossil Capital"

Andreas Malm é professor de ecologia humana na Universidade de Lund, na Suécia. É autor de vários livros, entre eles “Fossil Capital: The Rise of Steam Power and the Roots of Global Warming”.

YouTube player
Ler mais

Panorama do Movimento Global pela Justiça Climática

Este é um mapeamento de alguns dos principais elementos do Movimento pela Justiça Climática. O nosso objetivo não foi fazer um mapa completo, mas apenas contextualizar as relações e as conexões entre os grupos e organizações referidos nesta edição da revista e, simultaneamente, dar um panorama geral do movimento.

Ver mais

A Terra levanta-se!

Autonomia, campesinato e lutas climáticas

No dia 25 de março de 2023, perto da aldeia de Sainte-Soline, pequena localidade rural do Oeste francês, cerca de 30.000 pessoas reuniram-se em oposição a um projeto de açambarcamento de um bem comum essencial, a água. Confrontados com situações repetidas de seca extrema resultando da crise climática, agrupamentos de agricultores/as regantes, atores da produção intensiva de beterraba-sacarina, horto-frutícolas, cereais e oleaginosas, optaram…

Ler mais

Transição

versus

expansão energética

Desconstruindo a “transição energética”
do “capitalismo verde”

A transição energética refere-se à passagem de uma matriz energética de origem fóssil, como o petróleo, o gás natural e o carvão, para uma matriz baseada em fontes “renováveis”, como a eólica, solar e hídrica, ou os sistemas elétricos de armazenamento de energia. Este processo, que implica …

Ler mais

Compreendendo o Enigma do EACOP: Uma História de Duas Narrativas na África Oriental

O projeto do Oleoduto de Petróleo Bruto da África Oriental (EACOP), uma proposta de um oleoduto de 1443 quilómetros aquecido, isolado e enterrado, tornou-se um ponto focal de discórdia em toda a África Oriental. Enquanto quem o propõe, defende-o como uma vantagem económica …

Ler mais

Dizer “não” à expansão energética da modernidade capitalista:

mobilizações e alternativas a partir das montanhas do Barroso

Iluminada pela lua cheia, caminho por entre os carvalhais, que me guiam até ao Olhar do Guerreiro. Chegada ao miradouro altaneiro, sento-me numa pedra milenar e inspiro a beleza imponente das montanhas barrosãs.

Ler mais

Crise climática,

um olhar desde a Guiné-Bissau

Este texto resulta de uma entrevista realizada pelo CIDAC, em novembro de 2023 em Bissau, a Miguel de Barros, sociólogo, investigador e diretor executivo da ONG guineense Tiniguena.

Ler mais
YouTube player

Juan Pablo Gutierrez: a Earth Social
Conference como resposta à COP28

Vários grupos e coletivos ligados à justiça climática reuniram-se na Earth Social Conference, realizada em Casanare, Colômbia, em dezembro 2023, em resposta à COP28 que…

Ler mais

Crise climática e futuros energéticos justos

Uma conversa com Guilherme Luz, Luís Fazendeiro e Vera Ferreira.

Pode encontrar mais informações sobre o documentário “Alterna Tivas – Construyendo Futuros Posibles” (em castelhano), referido no podcast,  aqui e sobre as Jornadas pela Democracia Energética, aqui.

Podcast gravado graças à colaboração da SOS Racismo e da Sirigaita.

O nosso futuro é público:
Democracia Energética

Apresentamos nesta seção a versão portuguesa de uma declaração que resultou de um encontro de 2 dias no âmbito da conferência internacional “O Nosso Futuro é Público” que teve lugar em Santiago do Chile, de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2022.

Ler mais

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

Propomos algumas pistas de trabalho educativo que podem ser realizadas em contexto formal ou não-formal. Estas atividades privilegiam o debate, a reflexão própria dos e das jovens e o seu sentido de análise crítica. Através das atividades propostas, será possível explorar a crise climática nas seguintes dimensões: o que é o efeito de estufa? O que é a energia e porque é que a questão energética é central? Quais são e serão os impactos da crise climática e o que é que podemos fazer para pará-la?

Ler mais

4ºC depois...

Clicar para ver

BD_n2

A não perder

abril, 2024

Conheça

Alternativas Económicas

em Portugal

Jornais amigos:

mapa
diplomatique