#1 EconomiaS no plural

Editorial

Neste número 1 da Outras Economias queremos situar a intencionalidade desta revista (descrita no seu manifesto): dar chaves de leitura sobre as dimensões económicas da vida, na sua complexidade, e estimular o interesse por outras formas de olhar a economia e de a praticar, usando para tal, diferentes abordagens e linguagens.

Ler mais

Sistema económico hegemónico:

um puzzle a desmontar

Para falarmos de “sistema económico hegemónico” poderá ser útil começar por desmontar a expressão e procurar o significado de cada palavra. ‘Sistema’ pode ser entendido como um conjunto de elementos ligados e interdependentes, uma estrutura dotada de relativo equilíbrio de longo prazo, que opera num determinado contexto e que …

Ler mais

Abordagens críticas

Perante as disfuncionalidades sociais e ambientais do sistema económico hegemónico, bem como os seus impactos nefastos, surgiram durante a 2.ª metade do séc. XX diversas visões críticas e propostas alternativas que têm em comum uma leitura sistémica da atual confluência de crises a nível global. À dimensão económica, juntaram as dimensões ambiental, cultural, social e política, numa tentativa de propor soluções que abarquem todas essas dimensões necessariamente interligadas. Selecionámos três dessas propostas para este número inaugural – comuns, decrescimento e ecofeminismo –, descrevendo de forma sucinta as suas principais linhas de leitura e de ação.

Comuns

Decrescimento

Feminismos e ecofeminismo crítico

Outras Economias

de que se trata, afinal?

As utopias realistas têm a capacidade de acionar uma visão crítica do presente e de estimular uma práxis emancipatória. É nesse quadro que têm nascido e ressurgido iniciativas que apostam na experimentação social de alternativas, animadas por horizontes utópicos transformadores.

Ler mais

EconomiaS desenhadas

Descubra três propostas de representação gráfica do que chamamos de sistema económico hegemónico e de alternativas ao mesmo.

Ler mais
YouTube player

Karl Polanyi, fonte de inspiração para Outras Economias

por Rogério Roque Amaro, Professor Associado Jubilado e Investigador do ISCTE-IUL, Co-fundador da Pluriversidade Comunitária.

Alternativas... ma non troppo

Clicar para ver

bd02

Na primeira pessoa

O que me preocupa no sistema económico atual e o que mudaria

Cristina Sousa
PlayPlay
Luciene Rodrigues
PlayPlay
Catarina Ramalhete
PlayPlay
Pedro Hespanha
PlayPlay
Susana Fonseca
PlayPlay
Sandra Fernandes
PlayPlay
previous arrow
next arrow
Cristina Sousa
Luciene Rodrigues
Catarina Ramalhete
Pedro Hespanha
Susana Fonseca
Sandra Fernandes
previous arrow
next arrow

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

Propomos algumas pistas de trabalho educativo que podem ser realizadas em contexto formal ou não-formal. Estas atividades privilegiam o debate, a reflexão própria dos e das jovens e o seu sentido de análise crítica, as primeiras, através de jogos, as segundas através da exploração dos conteúdos desta edição da revista.

Ler mais

A não perder

dezembro, 2023

Conheça

Alternativas Económicas

em Portugal

Jornais amigos:

mapa
diplomatique