#4 Inovar ou morrer?

Inovação, tecnologia e economia

Editorial

Não há crescimento sem inovação! A Inteligência artificial é o futuro! Os dados valem ouro! São algumas das expressões que povoam o nosso quotidiano e que, muitas vezes, nos escapam na sua natureza e no impacto que têm na nossa vida. 

Ler mais

O fim das utopias? Inovação, tecnologia e desenvolvimento

Não sei quantas vezes me pediram para explicar o que queria dizer com ‘inovação’ enquanto estava a trabalhar na minha tese de doutoramento. O que não deixa de ser curioso, para um …

Ler mais

Universidades, Agroecologia e Economia Solidária

construindo ciência a serviço da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil

A crise civilizatória tem sido uma questão nos dias atuais. Olhando os diferentes contextos mundiais, percebe-se um enorme processo de transição em marcha, que possui contornos multidimensionais, gerando problemáticas controversas para a ciência.

Ler mais

Tecnologia e emancipação

há cinquenta anos, o futuro

A tecnologia é neutra. Este é o credo fundamental emanado das profundezas do Silicon Valley: de Musk a Zuckerberg, passando por imitadores de menor nomeada na Europa e na Ásia (a América Latina e a África não entram no jogo).

Ler mais

Apoderar-se dos meios de computação – como os movimentos populares podem derrubar os monopólios das Big Tech

Cory Doctorow é um escritor prolífico e um brilhante romancista de ficção científica, jornalista e ativista tecnológico. É consultor especial da Electronic Frontier Foundation, um grupo sem fins lucrativos de liberdades civis que defende a liberdade na legislação, política, normas e tratados tecnológicos.

Ler mais

Post-Scriptum sobre as Sociedades de Controle

Há quase 35 anos, em maio de 1990, o filósofo Gilles Deleuze escrevia um artigo para o número 1 de um jornal francês intitulado L’autre journal, editado entre 1984 e 1993. Neste artigo, Post-Scriptum sobre as Sociedades de Controle, Deleuze escreve numa linguagem simples, acessível, dirigida a um público mais amplo do que os seus textos habituais, mais herméticos.

Ler mais

É o wedge a fazer de mod balance!

Ou a nossa imersão na Festa do Software Livre…

Gnu-Linux, Gimp, Libreoffice, Mozilla Firefox, Thunderbird, Chromium, VLC media Player, MySQL, PHP, todos estes softwares têm um ponto em comum, são softwares livres, isto é, garantem a liberdade de uso, de estudo (sendo o seu código-fonte1 de acesso livre), de melhoria e adaptação e de partilha e difusão, sem nenhuma restrição.

Ler mais

Fairphone – pode a mudança estar mesmo nas nossas mãos?

Se jogássemos um jogo de associação de palavras, muitos de nós não pensariam em “telefone” quando ouvissem a palavra “justiça”.

Ler mais

O que é o Solarpunk?

O que é o Solarpunk? É um movimento artístico (que cruza múltiplos campos como a literatura, arte, arquitetura, moda, música e jogos eletrónicos …) que contempla as possibilidades de futuro da humanidade relativamente aos grandes desafios contemporâneos. Desafios ligados à crise climática, às desigualdades económicas e sociais.

Ler mais

Laboratórios fabulosos…

Poderíamos pensar que Fab-Lab significa fabulous laboratories, mas afinal não, significa Fabrication Laboratories. Mas não são menos fabulosos por isso…

Ler mais

Um outro mundo (tecnológico) é possível

Primeiro é preciso conhecer como é feita a tecnologia que usamos, para onde vão os nossos dados, quando navegamos por exemplo, pela internet. E depois, caso queiramos contribuir para um outro mundo tecnológico e digital…

Ler mais

Desenhando utopias tecnológicas

Uma conversa com Benjamin, do coletivosorg, Tiago Carreira, da Associação Nacional para o Software Livre e Tomás Anjos Barão, da Oficina de Democracia e Ecologia Tecnológica.

Ler mais

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

O N.º 4 da revista Outras Economias foca-se nos temas da inovação e da tecnologia, procurando refletir sobre as relações deste temas com a economia e, em boa verdade, com as nossas vidas.

Nesta proposta pedagógica encontra duas atividades. Na primeira, propomos um exercício alegre de libertação da imaginação para pensar um mundo melhor, solar… Na segunda, mergulhamos no mundo tentacular das empresas da Big Tech, uma investida que poderá parecer distópica mas que julgamos indispensável para que se possa entender a necessidade de posturas de resistência e de adoção de alternativas!

Não se esqueça, há propostas pedagógicas também nos n.º 1 , 2 e 3 que pode ir descobrir!

Ler mais

Regresso ao futuro

Clicar para ver

01

A não perder

dezembro, 2024

Conheça

Alternativas Económicas

em Portugal

Jornais amigos:

mapa
diplomatique