Casa da Esquina
Descrição
Na Casa da Esquina, têm lugar várias atividades, entre elas:
- Mercado de Trocas para Crianças e Jovens: Foi o primeiro Mercado da Casa da Esquina com recurso ao modelo da economia solidária. Desde 2011, em colaboração com o ECOSOL, reunimos crianças e jovens em torno de uma lógica de solidariedade e partilha sem esquecer o princípio da abundância. Neste que foi o primeiro mercado de trocas pensado para crianças e jovens em Portugal com recurso a moeda solidária, podemos dizer que as regras são muito simples: Em primeiro lugar é preciso trazer sempre alguma coisa para trocar, ou seja, são as crianças e jovens que dinamizam o mercado com os produtos que trazem, mas atenção, esses produtos (brinquedos, livros, jogos, etc…) têm de estar em bom estado e a funcionar! Todas as crianças e jovens que entram no mercado pela primeira vez recebem 10 jardins (a moeda do mercado) para começar e facilitar a troca. Por fim, basta trazer a manta e expor os brinquedos, jogos, livros ou outras tantas coisas que se podem trazer, para começar a troca. Quem veio noutras edições já tem a ideia que é preciso poupar para poder trocar no mercado seguinte, pois quem vem ao mercado compreende que é preciso consumir de forma pensada e responsável, não acumulando demasiados bens nem moeda.
- Feira do Livro Dado: É um espaço de troca de livros, onde todas as pessoas são convidadas a assumir uma participação ativa. Desta dinâmica nasce o material para uma troca coletiva onde o acesso aos livros é livre e quem participa pode encontrar aquele livro que já procurava há anos no meio de uma oferta bastante abrangente de romances, livros técnicos, policiais, infantis, entre muitos outros. Não só permite um acesso livre e sem custos, como também dá uma nova vida a livros que tinham como destino o pó de uma prateleira ou mesmo o balde do lixo. Além de ser um espaço de promoção do livro e da leitura, a Feira do Livro Dado inclui intervenções do Coro da Esquina que irá oferecer leituras ao público presente.
- Troca de Roupa!: Partindo dos conceitos de reutilização e prolongamento da vida útil dos nossos bens, a Troca de Roupa! é um espaço onde as roupas que já não nos servem ou que já não gostamos, ganham uma nova casa e uma nova vida. Seguindo sempre uma lógica de consumo responsável em que as pessoas participantes são consumidoras e produtoras ao mesmo tempo, a Troca de Roupa! permite trazer e levar peças de qualidade, esvaziando e enchendo os roupeiros. É um espaço de troca de bens, mas também de promoção de boas práticas de consumo, práticas essas que levam a uma forma mais cuidada de consumir. Ao pensamento sobre o consumo, juntamos a promoção de uma economia alternativa, solidária e sem recurso a qualquer tipo de moeda para além de uma troca não paritária, onde é possível levar para casa mais ou menos do que se trouxe, em consonância com o que realmente se necessita.
Campo de atuação
Economia Solidária
Em que sentido a iniciativa é transformadora
Mercado de Trocas para Crianças e Jovens: As crianças aprendem conceitos como a reutilização, economia solidária, prossumidor (produtor e consumidor), economia circular e sobretudo que não é necessário dinheiro para ter abundância. Este mercado demonstra que é possível promover um consumo responsável sem que para isso haja escassez ou necessidade de uma quantidade avultada de dinheiro. Neste aspeto transforma as crianças em pessoas conscientes no consumo e na sua responsabilidade para com os recursos disponíveis e sua distribuição.
Feira do Livro Dado: Promovemos junto de um público diverso conceitos como prossumidor, economia circular, reutilização, economia solidária e princípio da abundância. A ideia é promover um espaço de troca e partilha onde todas as pessoas têm acesso a livros, resultando num projeto de promoção da leitura.
Troca de Roupa!: Ao promovermos a reutilização de roupa, aumentamos o seu tempo de vida, o que promove a economia circular. Ao mesmo tempo, contribuímos para um consumo consciente, não só pelos artigos em segunda mão, mas também pelos momentos de partilha que acabam por resultar em troca de experiências, opiniões que levam a um pensamento mais apurado sobre a forma de consumir e o que se consome.
Formas de adesão ou interação
As iniciativas são aberta a todas as pessoas que queiram participar, basta aparecer no dia. Também abrimos a todas as pessoas que queiram, voluntariando-se para ajudar na sua organização.
Em todas as feiras abrimos um formulário para inscrições.