A Loja surgiu em 2011 depois de um trabalho persistente do CIDAC na divulgação, em Portugal, do que é o Comércio Justo. Nela procura-se, de uma forma concreta, aliar o comércio a princípios de justiça, equidade e solidariedade através da comercialização de produtos alimentares, de artesanato, de beleza e higiene e de limpeza, oriundos de pequenos/as produtores/as, cooperativas e/ou empresas familiares, de África, Ásia, América Latina e Europa, em particular de Portugal.
Para além da comercialização, faz parte da sua ação sensibilizar para as alternativas ao sistema económico dominante.
É uma loja de base associativa dedicada a 100% ao comércio justo, aberta de segunda a sábado, e que conta para a sua manutenção com trabalho assalariado e voluntariado. Representa igualmente uma fonte de autofinanciamento para a associação.
É igualmente um ponto de entrega semanal de cabazes de frescos – frutas e legumes – associados a uma iniciativa dos chamados “circuitos curtos”, o PROVE.
Loja de Comércio Justo do CIDAC
Descrição
Campo de atuação
Justiça comercial; consumo responsável
Em que sentido a iniciativa é transformadora
Ao procurar contribuir para cadeias solidárias e justas entre consumidores/as e pequenos produtores/as, através de relações transparentes e de longo prazo. O comércio justo procura colocar as pessoas acima do lucro; pagar o preço justo aos produtores e produtoras, para que tenham uma vida digna; a proteção dos direitos humanos, desde a igualdade entre homens e mulheres à proibição do trabalho infantil; e o respeito pelo ambiente.
Formas de adesão ou interação
Podem tornar-se voluntários/as, realizando um turno de 3 horas por semana; podem tornar-se clientes ou amigos/as, divulgando a existência da Loja.
Contactos
Rua Tomás Ribeiro, 3-9, 1069-069 Lisboa (Picoas)
213 172 860
loja@cidac.pt
Site / redes sociais
Para saber mais
