PROVE – Promover e Vender

Descrição

Antecedentes: o PROVE nasce da constatação de um problema que afeta milhares de produtores/as hortofrutícolas, que se viram afastados/as dos circuitos de comercialização, devido aos processos de globalização e importação de produtos agro-alimentares e à concentração da comercialização em grandes cadeias de distribuição e que, devido à sua posição dominante no mercado, impõe aos/às produtores/as exigências como: preço, tipo de produto, quantidades e datas de pagamento. Objetivos: O PROVE tem como principais objetivos: (i) promover a ligação direta entre produtores/as locais e consumidores/as; (ii) apoiar os e as produtores/as na promoção e comercialização, a preço justo, da sua produção; (iii) assegurar a qualidade dos produtos comercializados; (iv) contribuir para o escoamento dos produtos locais e, deste modo, para a revitalização económica e social dos territórios rurais e (v) disseminar boas práticas ao nível dos circuitos curtos agroalimentares.

Descrição: o PROVE pretende estabelecer a comercialização de cabazes de frutas e legumes do/a produtor/a diretamente ao/à consumidor/a, fomentando uma relação de proximidade entre quem produz e quem consome. Através do PROVE são constituídos núcleos de agricultores, normalmente compostos por dois ou três elementos, que, todas as semanas reúnem as suas produções e preparam um cabaz de hortofrutícolas que entregam diretamente ao consumidor final a um preço fixo e num local estipulado. Os e as agricultores/as tornam-se assim empresários/as, donos/as de um negócio que começa na produção agrícola e termina no contacto direto com o e a consumidora. A tipologia de cabazes varia de território para território. No entanto, pode-se definir que a média dos cabazes pesa entre 6 a 8 kg e um preço fixo de 11 a 14 euros, exceto no caso dos cabazes PROVE 100% BIO que têm um preço fixo de 15 a 20 euros e pesam cerca de 5 a 7 kg. Um dos principais fatores facilitadores, senão o mais importante, na criação, consolidação e expansão dos núcleos é o apoio institucional fornecido pelas entidades parceiras, em conjunto com a ajuda fornecida pelos atores locais que se associam a esta iniciativa, tais como câmaras municipais, associações, empresas, cooperativas, fundações e escolas.

Campo de atuação

Circuitos Curtos Agroalimentares

Em que sentido a iniciativa é transformadora

Os principais fatores transformadores são: i) metodologia ancorada numa Rede de Parceiros com técnicos capacitados para apoiar os e as produtores/as; ii) envolvimento de diferentes protagonistas – produtores/as, consumidores/as e entidades locais, o que permite equacionar outras formas de valorizar os produtos e serviços; iii) disponibilização de um conjunto de recursos que auxiliam a implementação do processo; iv) metodologia facilmente replicada e transferida, através de um processo simples, flexível e pouco burocrático, que cria autonomia junto dos e das produtoras.

Formas de adesão ou interação

O/a produtor/a entra em contacto com a entidade coordenadora nacional do PROVE que o/a reencaminhará para uma das entidades dinamizadoras, de acordo com a área geográfica da exploração agrícola. De seguida, será preenchida uma ficha de adesão e realizada uma visita, seguindo-se todo o processo de adesão.

O/a consumidor/a pode encontrar um núcleo na sua proximidade territorial no site do PROVE e contactá-lo diretamente.

Contactos

O PROVE tem uma cobertura nacional, no entanto a entidade coordenadora do projeto encontra-se na freguesia de Quinta do Anjo, concelho de Palmela.

ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal

Cláudia Bandeiras: prove@prove.com.pt

212 337 930; 914 399 523

Site / redes sociais

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Para saber mais

Todos os materiais do PROVE estão disponíveis aqui.

Existem também vários vídeos associados à iniciativa PROVE. Recomendamos a visualização dos filmes que se seguem pela sua abrangência e testemunho da metodologia:

https://youtu.be/OsnwhNr2J2s (1:23)

https://www.youtube.com/watch?v=whnauHH9ivs (5:04)

https://youtu.be/aPHPYO-gYx8 (3:34)

https://youtu.be/Gl7gRxcUD_A (2:39)

https://youtu.be/7I_56-Tmmlo (4:04)

https://youtu.be/_uQimnTCI-A (1:34)

O PROVE foi mencionado em várias publicações, a saber:

• (2015), “Empreendedorismo em espaço rural – o caso do projeto PROVE”, em Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional – Casos Práticos, Edições Sílabo.

• (2015), “O Caso do PROVE”, em Rede: Reflexões in Oportunas, Edição Associação In Loco.

• (2013), “PROVE – Promover e Vender”, em Inovação em Portugal Rural, Edição Princípia.

• (2013), “PROVE – Promover e Vender”, em Cooperação LEADER – Avaliação, Monitorização e Repertório de Projetos, Edição da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local.

• (2008), “Comercialização de Proximidade (re)une Produtores e Consumidores”, em Histórias de Sucesso de Inovação Social, Edição do Gabinete de Gestão Equal.