Rede para o Decrescimento
Descrição
A Rede para o Decrescimento é um coletivo aberto, colaborativo, horizontal, apartidário e sem forma jurídica. Lançada em 2018, congrega pessoas que se interessam, estudam, praticam ou defendem as propostas do movimento internacional do decrescimento. Até meados de 2020, as suas atividades foram dinamizadas por dois núcleos, um em Lisboa e outro no Porto. A atual estrutura e modo de funcionamento estão delineados num modelo de Orgânica Interna aprovado em Janeiro de 2021. As ações colaborativas dos membros da Rede desenvolvem-se através de Núcleos Locais (ancorados em territórios geográficos delimitados) e de Círculos (grupos de trabalho temáticos ou com funções específicas, incluindo os círculos permanentes de gestão interna e de comunicação). A Rede pretende contribuir para a reflexão critica sobre as práticas económicas dominantes, baseadas no crescimento, na acumulação, no produtivismo e no consumismo insustentáveis, desconstruindo as suas disfuncionalidades e divulgando ideias e práticas alternativas. Pretende também estabelecer pontes e colaborações com outras iniciativas e coletivos que partilham valores e campos de atuação, além de promover a intervenção social e política, com tomadas de posição públicas e debates.
Campo de atuação
Reflexão crítica e ativismo
Em que sentido a iniciativa é transformadora
A Rede contribui para disseminar as ideias, valores e propostas decrescentistas, que têm estado ausentes do debate público (mediático ou político) em Portugal; tem procurado criar espaços de diálogo, reflexão e ação, com pessoas e movimentos afins; tem procurado responder a solicitações para participar ou colaborar com coletivos ou iniciativas alinhadas com o decrescimento; tem implementado uma forma de trabalho interno baseada na transparência, na horizontalidade, na proatividade, na confiança e na decisão por consenso ou consentimento.
Formas de adesão ou interação
A adesão à Rede passa pela colaboração ativa num Círculo ou Núcleo Local, após participação numa sessão de acolhimento promovida pelo Círculo com esse papel específico. É possível subscrever apenas a ‘mailing list’, recebendo divulgação das suas atividades e de outros temas/iniciativas de interesse.
Contactos
A Rede não tem sede e está deslocalizada pelo território nacional; contacto: geral@decrescimento.pt