Rizoma Cooperativa Integral

Descrição

A Rizoma foi imaginada, pela primeira vez, num jantar de amigos/as e vizinhos/as lisboetas, que perceberam como era importante ter em Lisboa um lugar onde as pessoas locais tivessem acesso a uma alimentação mais sustentável, a preços acessíveis, com circuitos curtos e transparentes entre consumidor/a e produtor/a. Esta ambição levou à fundação, por 40 pessoas, da primeira cooperativa integral de Lisboa, em 2020. O objetivo das cooperativas integrais é criar uma economia democrática, de projetos autogeridos, organizando-se de forma a integrar a produção e o consumo. No fundo, visa-se uma atuação em todas as esferas necessárias da vida quotidiana do membro, desde a atividade social e cultural à económica.
No entanto, a Rizoma começou como uma pequena mercearia na Mouraria. Desde então houve um crescimento explosivo, o que motivou a mudança das instalações para um espaço maior em Arroios, na primavera de 2022. A Rizoma, enquanto cooperativa integral, pretende atuar em vários ramos de atividade económica, ou seja, integrar projetos nas áreas dos serviços, consumo, agricultura, comercialização, cultura e habitação. Cada área de atividade é chamada de ‘secção’. Os projetos de cada secção funcionam de forma autónoma e autogerida pelos seus membros. A secção de consumo inclui o projeto da mercearia e bar; a de serviços tem como vertente principal um espaço cowork; a de cultura organiza eventos de foro cultural; enquanto a de habitação está focada na realização de projetos de habitação cooperativa em propriedade coletiva, na Área Metropolitana de Lisboa.
A secção de consumo tem o maior peso, reunindo no verão de 2023 quase 600 cooperantes que são, ao mesmo tempo, proprietários/as e trabalhadores/as do projeto. Como é que funciona? (1) Cada um/a dos/das cooperantes faz um turno de três horas, a cada quatro semanas, na mercearia ou no bar. (2) Cada cooperante pode participar no nosso sistema horizontal de democracia participativa. Temos reuniões mensais, onde as decisões são tomadas baseadas no método de consenso. (3) Cada cooperante é convidada/o a juntar-se a um (ou mais) dos diferentes grupos de trabalho: grupos encarregados de assegurar aspetos indispensáveis para o bom funcionamento da cooperativa. Temos grupos a gerir as finanças, a comunicação e a integração de novos membros.
Alguns eventos recorrentes organizados pela Rizoma: noites de cinema com discussão, manhãs de convívio direcionadas a cooperantes e às suas crianças e jantares-diálogo, onde as/os participantes falam sobre assuntos centrais à missão da cooperativa.

Campo de atuação

Cooperativismo

Em que sentido a iniciativa é transformadora

A Rizoma é uma organização sem fins lucrativos que funciona como uma forma alternativa de as pessoas se organizarem social e economicamente, alinhada com os valores democráticos de copropriedade, autogestão e transparência. Ela visa apoiar uma mudança estrutural, ao cultivar um espaço onde a democracia direta, a economia de proximidade, a cooperação em rede e a descentralização são fortalecidas.

Formas de adesão ou interação

É possível aderir a qualquer secção via www.rizomacoop.pt Cada pessoa pode inscrever-se numa sessão de boas-vindas, onde será introduzido/a ao projeto. Depois, terá de comprar ‘títulos sociais’. O valor mínimo depende da secção a que se juntar. Este valor ser-lhe-á restituído se decidir sair.

Contactos

R. José Estêvão 4, 1150-192 Lisboa

geral@rizomacoop.pt

Redes Sociais

Website

Instagram

Facebook