Associação Fábrica de Alternativas

Descrição

A iniciativa nasceu da “Assembleia Popular de Algés” e tinha como foco a “democracia direta” e a aplicação prática dos princípios falados na acampada do Rossio e aprofundada no Movimento social “Indignados de Lisboa”. Dos encontros semanais da Assembleia Popular de Algés surgiu a necessidade de encontrar um espaço livre e aberto à realização de atividades voltadas para a população local. Tentando manter o foco na democracia direta, nasceu a Associação, sem fins lucrativos, Fábrica de Alternativas, que se foi transformando de acordo com a vontade de quem participa e realiza atividades. Não sendo perfeita é um local, livre de qualquer dependência financeira, sem ligações a partidos, instituições ou entidades empresariais onde se realizam dezenas de atividades semanais, que vão da meditação aos ensaios musicais e do apoio ao estudo à ginástica sénior, debates, jantares, exposições e muito mais. As decisões e funcionamento do espaço, sem votações mas sim decididas por consenso, continuam a ser tomadas numa reunião quinzenal, aberta a todos os que queiram estar presentes.

Contactos

Rua Sofia de Carvalho 1A – 1495-122 Algés

fabrica.de.alternativas@gmail.com

No local, falando com qualquer pessoa que esteja a realizar uma atividade. O período de funcionamento diário depende do horário das atividades que estejam a acontecer, pelo que requer a consulta das mesmas no site

Site / Redes Sociais

Site

Facebook

Instagram

Campo de atuação

Realização de atividades sem olhar a idades ou condição social, gratuitas e/ou a preços mais acessíveis para todos. A democracia direta continua a ser uma das bases e um campo de atuação a ser desenvolvido.

Em que sentido a iniciativa é transformadora

A iniciativa, para além do trabalho e da oferta de atividades diversas à população local, é também um espaço livre e disponível de oportunidade para quem necessita de um local para realizar os seus sonhos e/ou promover a sua escolha de vida. É também transformadora por mostrar que há outras formas de organização que podem funcionar, mais horizontais e sem lideranças assumidas.

Formas de adesão ou interação

Qualquer pessoa pode fazer-se associada, sem pagar qualquer jóia ou quota, participar nas atividades, propor novas atividades e participar ativamente nas decisões da Associação.