Regenerar – Rede Portuguesa de Agroecologia Solidária

Descrição

Tem as suas raízes em 2014, com o 1º encontro de AMAPs em Portugal, no Porto. Em 2018, é criada a Regenerar com os seguintes grupos de consumo – AMAP Gaia, AMAP Porto, AMAP Famalicão, AMAP Matosinhos, AMAP Guimarães, CSA Partilhar as Colheitas (Montemor-o-Novo), Cabaz da Horta (Odemira). Em 2019, há a 1ª Assembleia Geral da Regenerar, em 2020, a 2ª Assembleia Geral da Regenerar e, em 2022, a 3ª Assembleia Geral da Regenerar.

Durante 4 anos (2018 a 2022) houve uma equipa dinamizadora da rede que foi trabalhando em prol da rede, produzindo comunicados, organizando as assembleias gerais, definindo o modo de governança. Usámos a sociocracia como modelo de governança e o grande objetivo é ser o ponto de encontro dos grupos de consumo e de produção agroecológica em Portugal, conhecidos como AMAP, Associações para a Manutenção da Agricultura de Proximidade, ou CSA, Comunidades que Sustentam a Agricultura.

Campo de atuação

Agroecologia, grupos de consumo.

Em que sentido a iniciativa é transformadora

Consumo e produção de alimentos, valorização do trabalho do/a agricultor/a, valorização dos recursos naturais, proximidade (relacional e física) entre produtor/a e consumidor/a, consumo ético e responsável, agroecologia, alimento como bem comum, proximidade.

Formas de adesão ou interação

Consumidores/as (co-produtores/as): conhecendo os grupos de consumo que já existem aqui.

Produtores/as – juntando-se à rede, caso os princípios sejam partilhados.

Contactos

Filipa Almeida – Porto

filipa.sba@gmail.com

919877346

Site / redes sociais

Website

Instagram

Facebook

Para saber mais